Trabalhar em Londres


Conforme o desemprego em Portugal aumenta, várias pessoas começam a pensar em alternativas fora do país.

Nestas alturas, Londres surge como uma possibilidade bastante atraente por ser uma cidade onde há bastantes oportunidades de emprego, por não serem necessários vistos para entrar, pela língua ser acessível (mais do que Alemão ou Francês) e por ser relativamente perto de Portugal.

Desde que mudei-me para Londres que vários amigos me contactaram porque estão a pensar mudar-se para cá... E no último ano este número tem aumentado significativamente.

Por isso resolvi escrever este post para as pessoas que estão a pensar vir trabalhar para Londres:

Londres é uma cidade com muitas oportunidades de emprego... Facto!... Mas em busca destas oportunidades, tal como tu, um Português que vai mudar-se para Londres, há também pessoas de outras nacionalidades a fazerem o mesmo, o que faz com que a concorrência seja muito alta... E isto sem considerar os Britânicos que se deslocam para a capital (tal como os Portugueses que se deslocam para Lisboa).

Outro factor negativo a ter em conta é que Londres é uma cidade muito cara (com o alojamento e o transporte a representarem a maior fatia)... Por exemplo, eu gasto 3 vezes mais dinheiro em Londres do que gastava no Porto, a fazer as mesmas coisas!

Por tudo isto considera cuidadosamente estas perguntas:

1 - A tua entrada em Londres:

1.1 - Quanto dinheiro tens guardado para te aguentares cá?
Lembra-te que podes não conseguir emprego tão depressa quanto pensas.

1.2 - Que amigos/família tens por cá a quem possas recorrer para pedir conselhos?
Por muito que te amem, os teus amigos/família em Portugal podem dar-te conselhos terríveis por basearem-se na sua experiência noutra cidade que não Londres.

1.3 - Que amigos/família tens por cá a quem possas recorrer para te apoiar nos piores momentos?
Os teus amigos/família podem transferir-te dinheiro para cá e podes falar com eles durante horas, mas por vezes tudo o que precisas é de um abraço... E o Skype ainda não tem essa funcionalidade.

2 - Tu e a concorrência:

2.1 - O que queres fazer por cá?
Dependendo da tua àrea e das tuas qualificações, a tua entrada no mercado de trabalho londrino pode ser completamente diferente.
Por exemplo um Bacharel em Informática pode conseguir trabalho mais rápido do que um Mestre em Psicologia que ainda terá de fazer certificações por cá para ter equivalência na sua prática.

2.2 - Como será o teu CV visto cá?
Mesmo sendo um expert numa determinada área, a experiência que trazes de Portugal pode só ser reconhecida se tiveres trabalhado para empresas das quais os nomes sejam conhecidos.
Por exemplo, teres estagiado na Microsoft pode ser mais relevante do que teres trabalhado como gestor na Sonae, simplesmente porque Sonae é um nome que não lhes diz nada e que teriam de pesquisar para saber que tipo de empresa é (e quem tem tempo para pesquisas dessas quando recebem centenas de CVs?).

2.3 - Como é o teu domínio do Inglês?
Falar o suficiente para te desenrascares no dia-a-dia é um óptimo começo, mas o teu Inglês tem de ser bom o suficiente para uma entrevista de emprego.
Para além do vocabulário e da gramática, os sotaques de cá costumam ser um problema para quem está habituado a ver filmes Norte-Americanos. Da mesma forma os sotaques de outros países podem ser um problema para os Ingleses:
Há uns meses atrás o Director de Desenvolvimento disse-me que entrevistou um tipo da Rússia que era provavelmente um dos melhores programadores com quem ele se cruzou, mas teve de o recusar porque não conseguia perceber o que ele dizia e percebeu que isso seria um problema quando outros colegas tivessem de comunicar com ele.

3 - Plano B:

3.1 - Se não conseguires o emprego que queres, o que pensas fazer?
Tal como já disse, se alguém quer ter sucesso em Londres tem de conseguir adaptar-se às constantes mudanças que acontecem à sua volta.
No que toca à carreira profissional, essas adaptações são constantemente postas à prova e antes dessa carreira começar em Londres há adaptações que têm de ser feitas.
Mesmo que em Portugal tenhas estado em posições seniores, pode ser mais fácil recomeçares numa posição júnior. Trabalhares uns 6 meses nesta posição pode ser o suficiente para entrares no mercado de trabalho e conseguires depois mudar para outro emprego mais bem remunerado.
Outra hipótese é começares a tua carreira numa outra cidade do Reino Unido (Manchester, Oxford, Cambridge, etc.) e depois mudares-te para Londres com essa experiência no CV.
Mudares de área também pode ser uma solução, mas é importante teres em conta o seguinte:

3.2. - Achas que vais conseguir um trabalho não qualificado?
Trabalhar num pub costuma ser uma alternativa considerada por muita gente, mas se estás a ter dificuldade em arranjar um trabalho qualificado, imagina a concorrência que tens para um trabalho que qualquer outra pessoa pode fazer (e até ter uma experiência prévia semelhante, ao contrário de ti).

Depois de todas estas questões, chegou o momento de explicar o meu objectivo com este post:
Eu não te quero desmotivar de vires para Londres, mas sim alertar-te para questões que as pessoas que te rodeiam por vezes não estão conscientes e, com a melhor das intenções, te apoiam em dar um salto para uma cidade que desconhecem.

Face à falta de oportunidades em Portugal há (cada vez mais) pessoas que vêm para Londres unicamente à procura de um futuro melhor, que pode não existir... E por vezes o plano B (C ou D) é regressar a Portugal para uma situação pior do que aquela de onde saíram, por causa do dinheiro que gastaram em Londres.

Eu vim para cá porque apaixonei-me por Londres... E foi essa paixão (que nunca desapareceu) que me segurou aqui, mesmo nos piores momentos.

O que te vai segurar por cá se não encontrares o que procuras?

Comentários

aaaa disse…
Só me dás vontade de ir praí já a correr.

Nos meus piores momentos posso sempre convidar-te a beber uma pint cmg :P afogar mágoas sozinha eh mau demais ahahah
Telemaco disse…
"... por vezes o plano B (C ou D) é regressar a Portugal para uma situação pior do que aquela de onde saíram, por causa do dinheiro que gastaram em Londres."

ja' viste isto a acontecer a mta gente????

os tugas que voltam para portugal (bastantes) que eu conheco voltam por duas razoes:
- saudades de pessoas
- saudades do sol

nao por falta de sucesso...
nao estou mesmo a lembrar-me de ninguem que se tenha espetado na vinda para Londres...

Sucessos que conheco em Londres:
- fotografo, cozinheiro, assistente social, cientista, gestor de marketing, medica, advogada, bancario, arquitecto, designer, psicologo, enfermeira, dentista, engenheiro civil e informatico. todos tugas.

(tens uns erros/typos no 3o paragrafo)
André Rodrigues disse…
Olha o meu padrinho! Sou o Nelvis! É extraordinário encontrar este blogue por puro acaso através de um link no reddit... Vejo que estás por Londres! Continuação e boa sorte!
Unknown disse…
boas!
sou psicologa com mestrado e estava a pensar ir para Londres. Dado que vi uma referencia no teu post à minha profissão gostava só de saber se conheces algum caso ou alguem nesta/desta area que me pudesse dar umas luzes!

Obrigada

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit