Let the show begin...

É surreal!... É surreal!... É SURREAL!!!

Ontem tive o primeiro ensaio geral para a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos com o estádio cheio... Estavam (apenas) 60.000 pessoas... Entrar no estádio e ver tanta gente é surreal!... As bancadas transformaram-se num padrão de caras!

Este é um exemplo que mostra bem a dimensão do evento: entre a entrada do estádio e o sítio onde vou estar escondido até entrar em cena, há uma pequena parte do percurso que é aberta... São uns 2 metros... É o suficiente para conseguir ver umas 5.000 pessoas da assistência!

Para não revelar nada da Abertura e guardar a surpresa para Sexta-feira (e acreditem que a surpresa é um factor muito relevante) vou falar dos ensaios:

Começando por falar das coisas más, o tempo foi efectivamente o pior de tudo!
Dos 3 anos que vivi em Londres, o tempo nunca me incomodou tanto como nestes últimos 2 meses... TODOS os ensaios foram debaixo de chuva, vento, frio ou as 3 coisas ao mesmo tempo!
Por isso, os sacrifícios pessoais (que desconhecia quando escrevi o post a dizer que ia participar na cerimónia) acabaram por ser ficar à chuva em Londres, quando em Portugal o sol brilhava... E tendo em conta que neste momento não tenho emprego, a única razão forte o suficiente para me aguentar aqui foi mesmo os ensaios serem obrigatórios.

Mas agora as partes boas:

Embora seja um pouco fútil, não é todos os dias que um Engenheiro Informático Português pode dizer "estive a fazer umas perguntas ao Danny Boyle sobre o trabalho que estou a fazer com ele" :)

Mas a melhor parte de todas foi sem dúvida assistir em primeira pessoa ao espírito de sacrifício dos voluntários.

Como o Danny Boyle nos disse quando apresentou o que iamos fazer na cerimónia, "numa altura em que as grandes marcas se apoderaram dos Jogos Olímpicos com negócios de milhões, numa altura em que muitos atletas ganham muitíssimo dinheiro com publicidade, eu acredito que vocês, os voluntários, são o que resta do espírito olímpico."

Só no segmento em que vou participar somos uns 3.000 voluntários (ao todo somos 10.000)... Como era de esperar em Londres, temos as mais variadas profissões, religiões, ideologias, idades, sexos e sexualidades... TODOS oferecemos mais de 100 horas das nossas Vidas e mantivemo-nos fieis à causa sem desistir... Mesmo com toda a chuva, vento e frio, mesmo quando os ensaios duravam 8 horas seguidas, mesmo quando eram ao fim-de-semana, mesmo quando eram depois de um dia de trabalho, mesmo quando terminavam às 22:00, mesmo quando no dia seguinte as pessoas tinham de estar de manhã no trabalho e mesmo quando alguns voluntários vivem tão longe que demoram 2 horas a chegar a casa!

Como retribuição pelo nosso esforço, a organização ofereceu a cada um de nós 2 bilhetes para o último ensaio geral (amanhã), que tive o prazer de oferecer a dois dos meus housemates... Amanhã poderei ouvir pela primeira vez os seus comentários depois deles testemunharem a espectacularidade desta cerimónia... E dentro de 3 dias, 80.000 no estádio e 4.000.000.000 em casa vão poder fazer o mesmo... See you there:

Comentários

Ana Brutt disse…
Adorava ver, mas daqui a 3 dias e' sexta? a que horas e'? Devo estar a trabalhar. Ha'-de ser gravado e verei depois! Deves estar super ansioso! Que fixe! Beijinhos
uita disse…
Muita Merda!!!
tazminas disse…
"Espetáculár"!! ;)
António disse…
E até apareceste na RTP1 a falar (isto na hora de almoço!) :D
Rui Proenca disse…
E claro, hoje nos vários canais de televisão da "RTP" quem é que apareceu quem foi, hehe?? Foi o figurante que fez o papel de um dos mineiros na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, mineiro esse "Figurante" chamado Nuno Dias :) .
Pode-se ver aqui neste link "http://www.rtp.pt/play/p36/e88951/bom-dia-portugal/248560" (3ª Parte do programa "Bom Dia Portugal" da RTP1) a reportagem feita e a entrevista dada por Nuno Dias, o mineiro mais famoso de Portugal em Londres :D .

Boa sorte Nuno, e que a tua estadia em Londres, continue a trazer-te ainda muitas mais surpresas e alegrias.

Abraços de um amigo pela cidade do Porto.

Rui Proença
MIM disse…
Depois de 24h a digerir a espectacularidade do momento da abertura, intercalado com as noticias (RTP1 e RTP Informação) onde apareceste várias vezes... estou de acordo contigo; Surreal!
Foi fantástico e acho que fecha perfeitamente um grande ciclo da tua vida... Abração!

Mensagens populares deste blogue

Da Raspberry Pi ao Bitcoin e mais além

Garden Leave

Uma empresa (de um Português) no Reino Unido