ACORDEM!!! Já estamos em 2011!!!

Na última tarde de 2010 uma pseudo-irmã minha casou-se com um grande amigo meu... Como a noite que se seguia era a Passagem de Ano, a festa do casamento foi diferente do normal: depois do jantar no Mosteiro de S. Bento da Vitória, desmontaram as mesas e 2000 pessoas que não estavam incluídas no casamento, mas que tinham comprado bilhete para a noite de Passagem de Ano, começaram a entrar.

Fazendo um balanço final posso dizer que o casamento foi muito-muito fixe, mas o mesmo não se passou com a festa da Passagem de Ano... A razão é simples:
A música não me agradou!

A música é o meu álcool: eu como não bebo álcool, uso a música para me soltar enquanto a danço... O problema é que se ela não "bater" a minha diversão fica seriamente condicionada... E foi o caso desta festa.

Eu sou suspeito para falar do que se passou, porque os revivalismos nunca me agradaram muito, mas numa festa onde se celebra o início de um novo ano pareceu-me ridículo demais estar a ouvir músicas de um passado com mais de 20 anos!

Eu ainda ia dançando uma ou outra música, mas chegou a um ponto que a minha paciência se esgotou... Até me dei ao trabalho de anotar algumas delas para depois pesquisar em que anos elas foram editadas... O resultado é surreal:
How deep is your love - 1977 - 34 anos
Y.M.C.A. - 1979 - 32 anos
Rock around the clock - 1952 - 59 anos!
What a feeling - 1983 - 28 anos
It's raining men - 1979 - 32 anos
Like a virgin - 1984 - 27 anos
Billy Jean - 1982 - 29 anos
The Best - 1989 - 22 anos
O corpo é que paga - 1983 - 28 anos
Contentores - 1987 - 24 anos

Esta última música dos Xutos & Pontapés é minha preferida: comentei com uma amiga que o DJ era capaz de a passar... O que a acontecer, parecia que esta banda tinha terminado a sua carreira nos anos 90... E isso está muito longe de ser verdade... Quando a minha profecia se concretizou não sabia se havia de rir ou chorar!

Há uns dias atrás trabalhei em festas de Natal em Londres onde a idade média até podia ser 30-e-poucos anos, mas isso não impedia o DJ de passar músicas actuais da Beyoncé, Rihanna, Lady Gaga, Scissor Sisters, Black Eye Peas ou Muse (nota: que fique claro que a questão aqui não é qual o tipo de música que é melhor ou pior, mas apenas a sua antiguidade).

Tudo isto acabou por me dar "food for thoughts"... Tenho andado a pensar até que ponto este olhar para o passado não vai para além da música... Até que ponto este revivalismo não é mais um saudosismo... E até que ponto este (re)viver o passado não está a deixar muita gente a dormir durante o presente... E não acordar a tempo de mudar o futuro.


PS: Peso agora 65.3 Kg :p

Comentários

João Montenegro disse…
Beethoven: 241 anos
Debussy: 185 anos
Bach: 326 anos
Vivaldi: 333 anos
Monteverdi: 444 anos

...

:-)
amelianovais disse…
Gostei do comentário anterior. Esses grandes nomes da música clássica são sempre actuais.
Espero que conserves por mais algum tempo esse peso.
Beijinhos, Mãe.
MIM disse…
E aproveito para lembrar que os Deep Purple fizeram uma versão espectacular de Bach (mantendo o "espririto" legado à 326 anos)e acrescento que os velhinhos Rolling Stones continuam uma "pedrada" no charco! eh eh
É tudo a contrariar... mas o final do comentário tem muito de profundo da mentalidade portuguesa!
Abraço
Telemaco disse…
So' trazes 1.4kg a mais do Natal? Eu aproveitei melhor a epoca, trouxe 6kg a mais!
Abraco,
Luis

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit