De casa para o trabalho... de bicicleta!

Tenho de admitir que estava errado!... Achava que não podia ir para o trabalho de bicicleta porque era perigoso circular em hora de ponta e não era conciliável com os meus hábitos matinais (só tomo o pequeno-almoço quando chego ao trabalho).... Também há outra coisa em que estava errado: ir de bicicleta para o trabalho não é fixe... É MUITO fixe! :)

Certo estava o Superior, quando dizia que andar de bicicleta em Londres é "uma ideia à Torpedo" e que desde que começou a fazê-lo passou a perceber melhor a ligação entre várias zonas de Londres.

Como não podia deixar de ser, a minha bicicleta tinha de ter uma história por trás:

Depois de um passado desconhecido antes de ser abandonada pelo seu dono anterior, foi encontrada pela Mariana... O Luís reparou-a quase na sua totalidade precisando apenas de uma roda traseira nova... E depois do Luís e da Mariana me oferecerem a bicicleta, abandonei-a durante mais de 6 meses... Inicialmente porque precisava da roda, depois porque dava trabalho tirá-la de casa e por fim por estupidez... Mas há um mês, o destino forçou-me a deixá-la presa na rua e foi quando resolvi experimentar usá-la para ir para o trabalho... Desde então só parei de o fazer quando está a chover :)

Com o dinheiro que tenho poupado no "passe" (£116,80/mês) tenho comprado peças para a bicicleta, que tornaram a viagem para o trabalho ainda mais agradável... Desde um "volante à pasteleiro" a pequenos acessórios, a bicicleta evoluiu tanto que o Luís nem a reconheceu quando voltou a vê-la... E como encomendo estas peças pela Net e as monto na garagem do escritório a minha reputação como "bike doctor" cresceu ao ponto de outros colegas me pedirem para os ajudar com problemas que têm nas suas bicicletas.

Sim, porque isto de ir de bicicleta para o trabalho é uma coisa bastante normal e apoiada pelo governo, empresas e cidadãos... Por exemplo, em muitos semáforos há zonas próprias para os ciclistas esperarem pela luz verde (onde já cheguei a contar mais de 10 ciclistas para além de mim)... Há ajudas ao pagamento das bicicletas... Há bicicletas públicas... Quase todos os escritórios têm chuveiros para os "aceleras" poderem tomar um banho ao chegar ao trabalho... E dentro dos escritórios é normal ver bicicletas ao lado das secretárias, quando não é possível deixar a bicicleta na garagem, como eu faço com a minha:


Comentários

Ana Brütt disse…
A tua é a da esquerda? Pedalar é mesmo bom, não é? Beijinhos
Rui Guimarães disse…
É a melhor forma de transporte para o emprego... :)
Às vezes dá preguiça, principalmente quando chove ou neva, mas sem dúvida a mais saudável e económica... :)
Torpedo disse…
Sim, Ana.
A minha é a da esquerda :)
amelianovais disse…
Só para dizer que nós (portugueses) ainda temos muito que pedalar para chegarmos a essa mentalidade europaísta. Vamos lá contribuir para melhor ambiente. Faz bem à mente para antes e depois do trabalho.

Beijos e saudades. Mãe
Anónimo disse…
Olá.
Gostaria de saber se pode me ajudar!
Consegui uma bike pra comprar, porém ela está com o pneu da frente murcho eu acho, a pessoa que usava tinha que parar para enxer todo tempo!
Você tem algum lugar em conta para que eu possa fazer isso?
Obrigada!
Unknown disse…
Estou a entrar pla Pereira vez no seu blog, e fico logo encantada com a leveza deste seu tema sobre as biclas.
Vivo por cá, na invicta, embora lisboeta de três costados.
Trabalho a cinco minutos de carro da minha casa, mas mesmo assim ainda não me tentei, em grande parte pelo tal tema do duche e do local para guardar a bicla.
Desculpa de quem não tem vontade, aqui para nós!
Quem é que transpira a necessitar de um duche ao chegar ao trabalho a pedalar 5, vá lá, 15m??
Feliz por o ter encontrado

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit