A melhor entrevista da minha Vida!

Na segunda-feira tive a melhor entrevista de emprego da minha Vida!

Quero deixar já clara uma coisa: eu não consegui o emprego e isso ficou claro uns 40 minutos depois da entrevista começar... No entanto ela durou uma hora e foi brutal!... Passo a explicar:

O entrevistador começou logo a brilhar no início da entrevista: depois da introdução da empresa da praxe, arrasta o meu CV (que estava a sua frente) para o lado e diz:
"Vamos esquecer o teu CV por uns momentos, fala-me dos teus hobbies."

Sorri e falei-lhe deles... Percebi claramente que ele só queria criar um ambiente descontraído e aproveitei a sua deixa... Aproveitei para introduzir porque vim para Londres e daí seguimos para o meu CV, onde ele começou a fazer várias perguntas sobre o meu passado.

Até que depois de muitas perguntas ele fez uma pausa... Passou a mão pelo queixo e disse:
"Se fosse a ti eu fazia a certificação PRINCE2 Practitioner..."

Eu fiquei um pouco surpreendido com aquela sugestão... Mas aproveitei e perguntei porquê... Ele diz-me que o meu CV é bom, mas faltam-me certificações e explicou-me que numa altura em que ele está a entrevistar 4 a 5 Project Managers por dia, onde muitos deles têm essas certificações, eu tenho de os acompanhar para não ficar para trás... Disse-me que se sentia mal por dizer isto, pois estas certificações são teorias e eu tenho experiência, mas no entanto é assim que as coisas são.

Eu sorri... Percebi que por alguma razão ele me curtiu e me queria ajudar, e aproveitando este momento de ouro disse-lhe:
"OK, eu já percebi qual vai ser o resultado desta entrevista... Agradeço-te as valiosas dicas que me estás a dar... Como deves compreender, é muito útil para mim o que me estás a dizer, pois uma coisa é eu suspeitar o que procuram e outra é saber."

De seguida coloquei-lhe mais dúvidas e a conversa prolongou-se... O resultado foi uma viagem pelos bastidores do recrutamento de Project Managers com muitas outras dicas valiosas.

No final voltei a agradecer-lhe e pedi-lhe o e-mail dele para futuros contactos, coisa que fez prontamente... Saí da entrevista com um sorriso e uma boa energia tão grande, que as outras pessoas até devem ter pensado que eu consegui o trabalho! :)

Esta entrevista foi grande "turning point"... Com base em tudo o que ele disse mudei totalmente a minha estratégia... E apesar de isto me levar a ficar desempregado mais uns tempos, não estou preocupado com os meios, pois o fim vai ser garantidamente recompensador.

Comentários

Simão disse…
Brutal! =) É mesmo esse o espírito! Positivo! =)

Assim até nem custa ouvir o não. Estamos cá é para aprender, mesmo com as negativas. =)

Força aí! =)

Já agora, quando é que vens conhecer Cambridge, esta bela localidade? =p
Rodrigo Valle disse…
Ainda bem, knowledge is power. Força nisso!
MIM disse…
Adorei o "ponto de viragem", da maneira como o encaraste... de frente!
Um abraço
amelianovais disse…
Continua com esse astral em cima. Há sempre algo em ti que me surpreende na positiva. Quantas saudades eu tenho dessa tua tranquilidade de espírito e da forma de encarares os desafios, desafiando-os. Sempre a aprender contigo.
Beijos. Mãe.

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit