Curriculum Vitae (3)

Para além da entrevista que falei no post anterior, houve outro "turning point" muito importante do qual ainda não falei e é especialmente importante para quem quer procurar trabalho no Reino Unido:
Quando uma amiga minha me ajudou a re-escrever o meu CV para conseguir um cargo de Project Manager.

O que se passou foi o seguinte: adaptei o meu CV anterior para apontar a uma cargo de gestão, em vez de um técnico... No entanto com este novo CV não consegui receber nenhum telefonema de agentes de recrutamento... Inicialmente achei (erradamente) que isto poderia ser normal, por ainda estarem a rever o meu CV... Mas passado UM MÊS sem receber um único telefonema de agentes de recrutamento, era muito claro que algo estava mal... Aliás, tão claro que passei por uma fase onde andei altamente desiludido, ao ponto da minha auto-estima descer para níveis históricos! :(

Mas tudo mudou com uma house party!... É verdade! O social networking é muito importante por aqui e as house parties são ideais para conhecer pessoas novas... Neste caso, conheci uma rapariga que estava ligada à área de recrutamento de uma faculdade onde ela trabalha e que tem um irmão que é consultor de recrutamento!... Quando soube disto pedi-lhe para ela me ajudar com o meu CV... Ela e o irmão reviram-no e deram-me estas dicas:
- Tornar o meu CV visualmente mais atractivo (muito importante tendo em conta que os recrutadores recebem centenas de CVs)
- Falar mais dos meus feitos do que das minhas tarefas, ou seja, vender-me melhor (até usou uma expressão muito engraçada: "Pensa como os Norte-Americanos! Tu és o melhor! Ama-te!")
- Retirar o meu nome do meio (por aqui só usam dois nomes e os 3 nomes fazem-me parecer pretensioso)
- Retirar o indicativo +44 (para mostrar que estou cá permanentemente)
- Retirar a idade (há empresas que fazem questão de não discriminar os candidatos com base em idade, sexo ou religião e por isso não querem ver esses dados no CV)
- Usar mais números (ser mais concreto a nível de projectos em que trabalhei e montantes envolvidos, por exemplo)
- Copiar frases de anúncios de emprego, conforme se aplicar às minhas experiências anteriores é claro (para usar as mesmas terminologias)
- Usar mais listagens tipo "bullets" (para tornar a leitura mais fácil)
- Usar uma secção para "Career Highlights" (para motivar um leitor a continuar a ler o resto do CV)
- Dar mais enfase ao facto de falar várias línguas (isto é uma vantagem, tendo em conta que muitos Ingleses falam apenas Inglês)

Para além destas e outras dicas, indicou-me também alguns links de websites que tinham escapado aos meus "Googlanços", dos quais destaco este:
www.pmcareers.co.uk... Project Manager Careers .CO.UK... Um website do Reino Unido sobre carreiras de Project Manager!... Melhor é impossível! ;)

Combinando estas dicas todas fiz um novo CV... O resultado foi surpreendente: de nenhum telefonema num mês, passei a receber 2 a 3 telefonemas por dia! :)

Em vez de mostrar esse CV prefiro mostrar este mais actual, onde já é possível ver a certificação que vou fazer para a semana (consequência daquela entrevista).

Uma nota:
Ao contrário do que disse anteriormente, afinal é muito discutível se se deve escrever o CV na 1ª ou 3ª pessoa... Eu acabei por voltar a escrever na 3ª pessoa (recomendada para cargos mais seniores), evitando usar "he", "him" ou "his".

Comentários

MIM disse…
O CV actualizado está baril...
Great High profile!!!
All the best, stay cool
amelianovais disse…
Com a experiência se aprende e se ensina. Estás a dar dicas muito importantes a todos que estejam a pensar em ir para Londres ou como tu já lá estejam, mesmo correndo o risco de devassar a tua vida. Mas, como tu próprio dizes estás de coração aberto e não teres nada a esconder, "pois quem não deve não teme", como diz o ditado. Continua. Sinto-me orgulhosa de ti.
Beijos. Mãe.
Irma disse…
O teu CV está espectacular! Eu contratava-te on the spot! Para o que quisesses! Vai ser a reviravolta sem dúvida!
Por aqui...reviravoltas também! Consegui ontem o emprego que queria, aquele perfeito em que me encaixo que nem uma luva, aparentemente pelo menos! É em Lisboa (parte menos espectacular) e começo dia 7 de Julho!
Brand new start para nós!

Beijo enorme!
Telemaco disse…
muito bom, tb vou comecar a trabalhar no meu CV em breve.

tens aqui boas dicas.

olha, na parte tecnica, nao era melhor teres o MsProject e outras coisas de project mng ah cabeca?

A certificacao PRINCE soa bem!

abraco e boa sorte!
HF disse…
Em grande Nuno!
Obrigado pelas dicas! :)

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit