Uma empresa (de um Português) no Reino Unido

Quando vim para Londres, o meu maior sonho profissional era criar uma empresa no Reino Unido.

Há muitos anos atrás, eu criei uma empresa em Portugal e apesar dela ter falhado foi graças a esta experiência que aprendi muitas coisas.

A mais importante foi olhar para um negócio como algo que deve ter lucro... Fazer coisas fixes e que gostamos é o principal, mas se a empresa não gerar dinheiro suficiente para se manter viva, isso pode ditar o fim do principal: fazer coisas fixes e que gostamos ;)

Este ponto de vista empreendedor foi algo que comecei a reparar que nem toda a gente tem e que eu, antes de ter a minha empresa, também não tinha... Mas desde que o adquiri tem-me tornado num melhor funcionário nas empresas onde trabalho, por levar-me a fazer mais do que me é pedido... Por exemplo, dou ideas para expandir o portfólio, tento optimizar processos ou sugiro formas de reduzir custos.

Recentemente, quando comecei a informar-me sobre o que era necessário para trabalhar como freelancer, apercebi-me que uma das opções era criar uma empresa limitada... Nesse momento, ouvi vozes celestiais de fundo... Afinal de contas esta empresa seria útil não só para as minhas actividades como freelancer, como também para dar um abrigo legal e financeiro aos projectos que tenho e quero criar... Para além de me dar o gozo de alcançar o sonho profissional que falava no início.

Depois de arranjar um contabilista para me ajudar no processo de criação da nova empresa, tudo foi extremamente simples e linear... A única coisa que me deu algo que pensar foi o nome da empresa.

Este nome não é muito relevante para as minhas actividades, por isso decidi brincar um bocado com ele e escolher algo que revelasse que há um Português por trás desta empresa... A tarefa não foi assim tão fácil, pois o nome teria de respeitar todos estes critérios:
- Nome ligado à Informática ou Internet
- Usar palavras Portuguesas
- Sem usar caracteres especiais Portugueses (eg, á ou ê)
- Sem usar fonemas Portugueses (eg, "lhe" ou "nho")
- Que pudesse ser lida por um Inglês
- E claro, que fosse aceite pela Companies House

De fora ficaram palavras como informática, português, web, engenharia e outras tantas... E ao fim de muito pensar... De riscar opções por encontrar nomes semelhantes já registados... E de testar a leitura com os meus amigos Ingleses, o resultado foi finalmente alcançado:

Projectos na Net

Comentários

Alexandra Santos disse…
Muito sucesso neste novo empreendimento, querido Nuno!
Desejo-lhe as maiores felicidades.

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit