Dois anos em Londres a olhar para Portugal

Faz hoje dois anos que cheguei a Londres... E numa altura em que me sinto muitíssimo bem aqui, quer a nível pessoal quer a nível profissional, nunca me senti tão atento ao que se passa em Portugal.

Sei que choco muita gente quando digo que estou contente por Portugal ter um governo com maioria absoluta... E sei que choco ainda mais se disser que se tivesse votado nestas eleições (não o consegui fazer por complicações burocráticas) tinha votado pela primeira vez na direita.

Em que é que isto se relaciona com o Project London?... Em tudo: por ter o privilégio de poder olhar para Portugal de fora e por ter assistido ao que se passou aqui quando foram as eleições para a Câmara dos Comuns:

Na noite que se seguiu às eleições e conforme os resultados revelavam que não iria existir uma maioria absoluta, vários comentadores políticos falavam em crise política... Falavam de crise política, tal como em Portugal se falava há poucos meses atrás... As coisas só começaram a acalmar quando as notícias de uma coligação entre os conservadores e os liberais-democratas se começou a tornar mais definida.

Ora eu não percebi isto... E estupidamente até brinquei com a situação ("Tss! 'Crise Política'! Eles sabem lá o que é uma crise política a sério!")... Isto porque desde que ligo à política, já vi Portugal ter alguns governos sem maioria... Mas realmente, sem maioria as medidas mais controversas só conseguem avançar a troco de negociações e queijos Limiano... E se é para negociar, mais vale fazê-lo logo no princípio com uma coligação, do que andar a fazê-lo pelo caminho com gregos e troianos.

Sou da opinião que quem tem medo de maiorias absolutas é quem tem medo de tomar decisões difíceis... E neste momento Portugal precisa de fazer exactamente isso: tomar decisões difíceis para conseguir sair do buraco em que se encontra.

É por isso que quanto a este Governo a pergunta que me inquieta não é "será que eles sabem o que é preciso fazer?", mas sim "será que eles têm coragem para fazer aquilo que acreditam ser necessário?"

Comentários

Lua disse…
Gostei muito do teu blog!
:-D
Tudo de bom!
a disse…
Sinto falta de um novo post, de notícias tuas, então vim reler o blog. E não podia deixar de comentar este post, apesar de estares longe, ainda achas fixe este governo de maioria?

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit