PRINCE2 Practitioner

Tal como disse anteriormente, no final de Junho comecei a fazer a certificação em PRINCE2 (uma metodologia de Gestão de Projectos muito valorizada por cá).

Esta formação dura uma semana e inclui o exame teórico na Quarta-feira de tarde (PRINCE2 Foundation exam) e o prático na Sexta-feira de tarde (PRINCE2 Practitioner exam).

Para garantir que este investimento não correria mal (cerca de £2000 por uma semana de formação!), duas semanas antes da formação começar estudei ainda mais detalhadamente a matéria toda.

A formação em si correu muito bem... O professor foi excelente e altamente dedicado... A turma era maioritariamente composta por pessoas do Reino Unido e ainda um Norte-Americano, uma Francesa, um Argelino e aqui o Português... 12 pessoas na turma e era o suficiente para haver várias nacionalidades (e assumidas orientações sexuais)... Ou isto não se passava em Londres! :)

No exame teórico teórico tive uma das melhores notas, isto reforçou a minha confiança... Afinal de contas este era sem consulta e no prático podia consultar o manual, por isso deveria ser mais fácil... No entanto nunca tinha visto nenhum, pois como os exames são reutilizados o controle da sua divulgação é muito apertado (por exemplo, na Internet só consegui encontrar exames antigos que já não têm nada a ver com os actuais).

Mas na Quinta-feira de manhã lá vi um pela primeira vez... E apanhei um estalo à Archie!

Apesar de haver consulta do manual e respostas de escolha múltipla sem desconto por respostas erradas, tudo o resto era muito difícil... Havia muita coisa para ler nas 2:30 de exame, as perguntas eram muito difíceis e detalhadas, e havia perguntas em que duas das cinco respostas estavam certas (dando 10 combinações possíveis) e falhando uma delas não tinha cotação nessa pergunta.

Antes do exame, professor veio ter comigo, com o Argelino e a Francesa e para além de nos dar os parabéns pela coragem de fazer um exame destes numa língua que não era a nossa, disse que tinha falado com a escola e nos ia dar mais 20 minutos por causa dessa barreira linguística... Eu ia a abdicar disto por não querer favores especiais, mas quando me apercebi que não estava a prejudicar ninguém com esta vantagem, fiquei calado.

Bem, lá fiz o exame na Sexta-feira... No final dele, para além de ter a cabeça feita em água, não fazia a mínima ideia de qual seria do resultado... Não consegui responder a tudo, mas aquilo a que respondi foi feito com cabeça... Eles disseram que o resultado poderia demorar até duas semanas a sair... No entanto foram precisos apenas 3 dias úteis para saber o resultado:
Precisava acertar 59 em 108 perguntas (55%)... Acertei em 58!... Falhei por uma! :(

Agora que penso nisto, apercebo-me que passei por todos os 5 estados do Modelo de Kübler-Ross:
1 - Negação: "Estás a brincar!"
2 - Raiva: "Não é justo, eu era um dos melhores alunos!"
3 - Negociação: "Podem rever o meu exame já que a nota pode ser decidida por uma resposta (ou até meia no caso das respostas duplas)?"
4 - Depressão: "Será que vale a pena tentar outra vez?"
5 - Aceitação: "If at first you don't succeed, try, try, try again!"

Quando voltei das férias, lá marquei um novo exame para Sexta-feira 13 (de Agosto)... Mais £200 saíram do bolso! :(

Desta vez não tive direito aos 20 minutos extra... Não me deram e também não os pedi... E consegui responder a tudo!

Disseram que por causa das férias o resultado poderia demorar até 6 semanas... Sofri durante quase 5 semanas... Ante-ontem lá fiquei a saber a resposta:
Aprovado!!! :)

Tirei 68 em 108... Gostava de ter tirado uma nota ainda melhor, mas tendo em conta que não tive os 20 minutos extra, a nota soube a "excelente"... E mostrou-me que consigo estar ao nível dos outros que estão a jogar em casa! ;)

Comentários

Anita disse…
Parabéns menino, fico muito feliz por ti!!!

Bjitos, Ana
MIM disse…
Parabéns!
És uma surpresa, sempre com novidades surprendentes, para quem está por fora da jogada!
Por isso este texto (pela narrativa) fica classificado com "Excelente"!!
Ficamos felizes com a notícia e um grande abraço à portuga!
Ana Brütt, Lisboa disse…
BOA! Eu cá candidatei-me a um mestrado e não fiquei colocada, infelizmente neste país o que conta é o que fizeste para trás e não pude provar as minhas capacidades de nenhuma maneira, conta a média de final de curso e a minha era baixa.

c'est la vie!
Mariana disse…
Parabens sentidos! Já fiz um exame de ITIL, o inicial, e sei que é dureza. Mas o que fiz era só teorico, logo mais simples...
Provavelmente não sabias que eu era uma das seguidoras do teu blog, mas cá estou eu!
Beijinhos
Simão disse…
Hey! =)

Fico feliz por saber! Muitos Parabéns! =)

abraço,

simao

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit