London Walks

Uma das surpresas que os visitantes costumam ter quando chegam a Londres é que a cidade não tem tantos arranha-céus como imaginavam... Eu fui um deles que (talvez por influência de filmes norte-americanos) fiquei surpreendido quando me apercebi que mesmo no centro poucos são os prédios que têm mais de 5 andares de altura e conforme nos afastamos para a periferia as casas baixam para os 3 e 2 andares de altura máxima.

A pergunta que se levanta é: como é possível albergar 7,5 milhões de habitantes com prédios tão baixos?... A resposta é simples: a cidade é MUITO vasta... Tão vasta que mesmo com 268 estações de metro elas continuam a estar muito afastadas umas das outras.

Ora aqui levanta-se outra questão: como nos deslocamos até às estações?... Esta resposta é mais surpreendente: ou usamos um dos 700 autocarros ou então vamos a pé!... E é no facto de se andar tanto a pé que os turistas se costumam chocar.

Andar a pé em Londres é MUITO normal... Alguém que demore 5 minutos a ir a pé de casa ao metro e 5 minutos do metro ao trabalho, vai andar por dia 20 minutos no mínimo... Se começarmos a meter mais minutos em cima e mais deslocações pelo meio, é muito fácil andar 45 minutos a pé num dia... De facto, nós andamos tanto a pé que perdemos a noção das distâncias... E este é o melhor exemplo que posso dar:
Há umas semanas atrás eu os meus colegas de casa fomos a uma house party aqui "perto"... Como era "perto", não fomos ao website da TFL procurar indicações sobre que autocarros podíamos usar e metemos os pés ao caminho... Como fomos a conversar não nos apercebemos muito bem do tempo e depois da festa viemos novamente a pé para casa... Mas desta vez eu controlei quanto tempo andámos a pé... E surpresa das surpresas: andámos 30 minutos a pé para cada lado!

30 minutos!... Isto é quanto tempo alguém demora a ir a pé do farol da Foz do Douro ao Castelo do Queijo... E lá está, esta distância faz-se a pé a título de passeio, não como uma deslocação para um sítio que é "perto".

Moral da história:
Quando vierem a Londres, tragam calçado confortável ;)

Comentários

amelianovais disse…
Pois é Nuno já tenho calçado confortável a tb já tenho saudades de ir a Londres. Mas isso fica para outra altura. Boa semana de trabalho e não só.
Beijos, Mãe.
Simão disse…
é bem verdade o que dizes. :) aqui em Cambridge é parecido, mas sem metro, mas também a cidade é bem mais pequena. :) mas anda-se como deve ser. :)

outra coisa interessante que eu descobri na última 5a feira em Londres é visitar a cidade de bicicleta.

Em duas horas eu e um amigo meu montados cada um na sua "buga" londrina visitamos Trafalgar Square, o Big Ben, atravessamos para o outro lado e dp voltamos pela Waterloo Bridge, fomos a Russel Square, Oxford Street, Picadilly Circus, Hyde Park Corner e regressamos a Holborn!

O dia estava de Sol o que ajudou imenso, mas foi uma óptima experiência visitar Londres de bicicleta. Recomendo para quem quiser fazer apenas um tour por diferentes sítios, num curto espaço de tempo e quase de borla (1£ de aluguer por bicicleta por um dia)!


Um espectáculo!
Helder Ferreira disse…
Só te faz bem à saude! :)))
tazminas disse…
Mas andar muito não provoca varizes? Por outro lado, nunca vi nada de mal com as pernas das inglesas! :P
MIM disse…
"O meu reino por um cavalo", mas a pé é que não! Acho que a sugestão das bikes é bem pensado (no mínimo). Tinha que deixar aqui o registo e dizer que pareces estar de novo a surfar a onda do (Yang) positivismo. Fica bem... Um abraço.
Ana Brütt, Lisboa disse…
Pois é verdade, a última vez que aí estive tb me fartei de andar. Mas a verdade é que eu até ando bastante e não me chateia nada. O problema é que a maior parte dos tugas está habituado a deslocar-se de carro ou de táxi (que cá é bastante barato, ao contrário daí). Eu ultimamente ando a apostar na bicicleta, mesmo com as colinas de Lisboa estou a conseguir.

bjs
Cláudio disse…
Quando estive aí também fiquei chocado com o quão "walkable" é a cidade. Isso e as bicicletas.
E ainda por cima uma boa rede de transportes!
Com mil raios, Londres é grande, mas andar dentro de Londres também é fácil, haja algum tempo e força nas pernas :)

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit