Fechar uma janela para abrir uma porta

Talvez a melhor consequência que o Project London teve em mim (até agora) foi permitir-me ter uma perspectiva da minha Vida... Permitir-me olhar para a minha Vida de fora e pensar no que estou a fazer e o que quero fazer com ela.

Há já vários meses que me tenho apercebido de passos errados que dei e das suas consequências para outros passos que quero dar... Tenho olhado para o passado e para o futuro... Para o que gostaria de vir a fazer... Para o que fiz bem e o que fiz mal... E o que mudaria se pudesse ler um "saved game".

Mas o que lá vai, lá vai e como alguém já disse:
Yesterday is history, tomorrow is a mystery, but today is a gift... That's why we call it the present!
O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma prenda... Por isso o chamamos de presente!

Assim sendo tive de me focar no aqui e agora... E não gostei do que vi... Estou a falar do meu trabalho.

Relendo o que escrevi anteriormente não deixo de me esbofetear com uma luva branca... Esta é uma das razões pelas quais me está a dar prazer escrever o blog: não é só para os outros que escrevo, mas também para mim... Para perceber o quando mudei, o quanto evoluí e como estava certo ou errado.

O que foi chocante para mim é que este trabalho foi exactamente o que procurei e mesmo assim não chegou... E se assim o é, então é porque estou realmente errado... E chegou a altura de alinhar a mira para que o próximo tiro seja (ainda) mais certeiro.

Conforme também ficou claro pelo que disse que queria fazer e o que consegui fazer, este era o (perfeito) plano B... Mas olhando para a minha Vida de fora (com a tal perspectiva que falei no início), eu não estou a fazer nada neste trabalho para vir a conseguir o plano A... Nada!... O que havia para fazer já está feito.

Depois há outra coisa: viver em Londres é viver um sonho... Mas é um sonho incompleto, pois falta cá a minha família e amigos... Para além disso há muitas coisas que no Porto seria tranquilas de obter e aqui tenho de lutar por elas... E tudo isto faz de Londres um ambiente não hostil, mas também não confortável... Eu gosto de muito estar aqui, mas não quer dizer que tudo seja um mar-de-rosas (acho que só os emigrantes me compreendem quanto a isto).

Assim sendo, um período de tempo que no Porto seria suportável durante meses, aqui ao fim de semanas começa a ser demais... E para piorar, eu não sou lá muito paciente (e os meus amigos mais próximos sabem o esforço que tenho feito para tentar corrigir isto).

Mas tudo tem o seu limite... E apesar de não detestar o que estou a fazer, também não estou a gostar... Por isso apresentei a minha demissão há uns dias.

Chegou a altura de fechar a janela da carreira técnica e abrir a porta da carreira de gestão... Se eu quero vir a ser Project Manager tenho de trabalhar mais para isso... Mais ainda do que que me tem sido permitido em horário pós-laboral.

E não, não tenho nada de garantido em vista... Tenho algumas economias para uns tempos e acredito que a (eventual) falta de dinheiro é a questão mais fácil de resolver na nossa Vida... Há coisas muito mais relevantes e difíceis de contornar.

Mas acima de tudo... A razão pela qual muita gente não me compreende e me chama de louco... A razão pela qual tenho rasgado a minha Vida e trilhado caminhos inexplorados:
O futuro indefinido não me assusta!

Eu sou o marinheiro que se meteu na caravela e rumou para o grande vazio do oceano!... Resta saber se ficarei para a História como um grande navegador, ou se morrerei em alto-mar!

Comentários

Simão disse…
Não te conhecendo muito bem, tenho vindo a acompanhar com gosto o teu blog e esta tua aventura em Londres, pois tem vários pontos de contacto com a minha própria aventura.

Tenho a certeza que essa foi uma boa decisão, ainda para mais porque acredito que grande parte da qualidade das decisões depende do que fazemos com elas e o que fazemos a seguir. Depende de nós. =)

Boa sorte para esta nova fase! Qualquer coisa em que eu possa ajudar, manda vir. =)

A ver se combinamos novo café!
amelianovais disse…
Nuno pelo tema que ouvi espero que a tua estrada profissional seja de alguma perturbação e que mais tarde ou mais cedo encontres um plano de vida certo e calmo, mas que seja a história de um grande navegador e não a tragédia de morrer na praia ou em alto-mar.Baixar as velas sim, mas em mar sereno e tranquilamente. Desejo-te as Maiores Felicidades e sabes que podes contar sempre com o nosso apoio moral. Cada um de nós direcciona a vida como quer mas com inteligência e dignidade.
Ana Pereira disse…
Meu amigo, eu concordo contigo a 100%. Se queres fazer diferente, se queres decidir e opinar, se ambicionas o plano A, o caminho não é continuar a fazer o mesmo! Voltar para a faculdade mostrou-me isso rapidamente e é por isso que a minha aposta, tal como a tua, foi outra!

Não és louco, e tu sabes disso. És simplesmente um tipo com coragem, ambição e integro!

Um beijo enorme
Telemaco disse…
So podemos bufar e ver se nasce o vento que te empurre.
Temos tambem botes para ti...
E' muito dificil arruinar uma vida! Este mar nao e' tao grande assim.
Boa sorte!
Joao Belo disse…
Boa sorte com isso e um abraço!

Se precisares de apoio já sabes.
Inês disse…
Para começar esta música significa que és um bom louco pelo menos. As pessoas loucas, são aquelas que conseguem chegar lá. E não se consegue chegar lá sem muita luta e sem muita coragem, é preciso pisar o risco. Lá, atravessando o país das máquinas e chegando ao país das maravilhas. Não és o único a procurar por esse país. Londres, é bom passar por lá sim, talvez 1 ou dois anos. Tenho uma amiga que continua por aí e é muito feliz. A mim fazia-me falta o mar. E não ter um metro tão complicado. Gosto de aldeias cada vez mais...e de grandes cidades tipo New York. Também me agrada o surf em San francisco. Até lá continuarei no país das máquinas.
a disse…
Isso em tempo de crise deve dar um gozo incrível! E não estou a gozar, a maior parte das pessoas pela-se por qualquer emprego e passam os maiores sacrifícios para os manter. Têm terror pela ideia de ficarem desempregados e só desejam que ninguém ponha em causa o seu trabalho.

Eu já penso no dia em que me vou despedir, mas impûs-me um prazo mínimo de 1 ano (sou nova e inexperiente, só tenho a ganhar em manter-me onde estou, além disso acabei de me candidatar a um estágio profissional, o mínimo é acabá-lo). Claro que constantemente me pergunto que chegada a altura terei ou não coragem de me despedir, não só pelo acto em si, mas por causa do estado do mercado e da dificuldade que existe em encontrar emprego pago decentemente na minha área. Mas essa ta atitude dá-me alento, falamos daqui a 1 ano.

Podias postar aí a tua carta de demissão, nunca li nenhuma.

beijinhos e força aí, eu acredito em ti!

Brütt (ana)
Unknown disse…
thats's the way, estou ctg....muah
Unknown disse…
Porque é que tenho de saber estas coisas pelo face?

Volta para o Porto!
Anónimo disse…
"Se as pessoas compreendessem melhor a felicidade talvez a tivessem mais."

Não faz muita diferença entre conseguir ou não na realidade. A gente arranja sempre maneira de ser feliz ou infeliz como era antes, por isso, faz o que te apetecer porque não é assim tão importante. Isto em si também é triste, pois tudo pouco importa. No entanto, a vida obviamente não se segue destas ideias simplificadas. Não seguir o chamamento, a paixão, o que raio que nos leva a escolher a direita com vontade, quando a esquerda parece exactamente igual, esse sim é o factor de infelicidade de todos nós.
Não ouvir essa voz, por mais ditadora que seja, aborrecida ou parva, nunca dará bons resultados em termos de felicidade, por isso, o mar te espera.

Boa sorte e nunca feches os olhos a essa realidade. Se conseguires que alguém a perceba pelo caminho, já terás feito muito nesta vida.

Um abraço,
de alguém,
MIM disse…
Eh, pá!!!
Tudo isto a acontecer e eu distraído?!
Com todos estes comentários de apoio, resta-me só dizer;
Argonauta, encontra de novo rumo a bom porto, os deuses protegem sempre a audácia dos corajosos. Abraços
Unknown disse…
Só tenho acompanhado os shares que o pessoal faz do teu blog. Mas, more power to you! Nada de mau vem de, com um pouco de cabeça, fazer força por aquilo que realmente queremos. E, sim, vê-se milhões de gente na tua posição e a acomodar-se. Um torp-sardas em tua honra, rapaz!

A melhor das sortes!
Unknown disse…
Seize the Day; Never, ever, look back; You are the [only] owner of your life!

:)
Torpedo disse…
Muito obrigado por todos os vossos comentários... Mesmo! :)

Não esperava uma participação tão calorosa e numerosa... Para além do consolo moral momentâneo, pretendo preservar o vosso apoio por mais tempo ao usá-lo como um (mais um) incentivo para lutar por um futuro melhor... Não quero desiludir ninguém... Eu para começar, é claro... Mas sentir os olhos dos outros no que faço e pensar que se tiver sucesso posso influenciar positivamente outras pessoas é muito bom (em oposição o meu fracasso fará de mim um exemplo para os mais tímidos se retraírem ainda mais).

Só houve um pequeno mal-entendido que me levou a escrever um novo post.

Mais uma vez: muito obrigado! :)
Maria João disse…
Estás a passar pela tua "Dark night of the soul"...

e sabes o que vem a seguir? Claro que sim, caso contrário não te tinhas aventurado na nau!

Um beijo enorme de muito orgulho -o orgulho já o sinto, independentemente de te vires a encontrar como gestor de projecto ou como outra coisa, e é pela coragem que tiveste e continuas a provar ter!

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit