Como recusar a BBC e sentir-me bem com isso

Sim, eu recusei uma oferta de emprego na BBC!... Mas antes de explicar melhor como isso aconteceu tenho de contar uma outra história primeiro:

Quando estava na FEUP, tive uma cadeira onde tinha de fazer um de dois trabalhos... Um seria avaliado de 0 a 14 e o outro de 0 a 18... Escolhi o primeiro e um amigo meu escolheu o segundo... Na noite anterior à entrega, encontrei-o na sala de computadores e perguntei-lhe como estava a correr o trabalho dele... Ele fez uma pausa para suspirar... E disse-me:
"É a puta da ganância, sabes?... É a puta da ganância!"

Nunca mais me esqueci deste momento... Aquele desabafo por ter escolhido o caminho mais recompensador mas que lhe estava a exigir muito mais do que pensava, mostrava claramente o seu desespero... Recordei-me muitas vezes deste momento, especialmente quando via colegas de trabalho aceitar promoções para as quais não estavam preparados e passado uns tempos começarem a stressar constantemente ao ponto de se esquecerem do que é dormir tranquilamente!

Eu até os compreendo... À partida, uma promoção vai trazer coisas boas: mais dinheiro, mais prestígio, mais reconhecimento, mais responsabilidades, etc... Mas... E se não estivermos preparados para este passo?... E se quem nos estiver a dar esta oportunidade avaliou mal as nossas capacidades?... Será que por temos mais anos de casa seremos a pessoa certa para liderar a equipa?... Será que por sermos a única pessoa com as competências técnicas na empresa deveremos passar a directores técnicos?... Será que um aumento a troco de novas responsabilidades é um bom negócio para nós, ou é para a empresa?
Quem é a única pessoa que pode efectivamente parar o meu comboio antes dele descarrilar?... EU!

Voltando à história com a BBC:

Recebi mais um telefonema de um número desconhecido que não atendi e no recado que deixaram no voice-mail indicaram que eram da BBC... Ainda pensei que era uma entrevista para a BBC tipo jornalística (não de emprego), ou até que percebi mal e ele disse outra sigla foneticamente parecida... Ignorei tudo isto, até que recebi um e-mail de um remetente acabado em @bbc.co.uk!... Percebi que tinha de lhes ligar para esclarecer melhor o caso, mas como já era muito tarde anotei o número e deixei o telefonema para o dia seguinte... Logo de manhã voltam a ligar-me do mesmo número, mas recusei a chamada enviando logo de seguida um SMS a dizer que não podia atender e que lhes ligaria mais tarde.

Quando falamos ele indicou-me que tinha visto o meu CV no Monster, que tinha gostado do que leu e gostaria muito de falar comigo uns dias depois durante a manhã ou tarde... Honestamente expliquei-lhes que tinha acabado de começar a trabalhar numa empresa e que tinha deixado de aceitar outras propostas, no entanto a BBC era um caso especial e gostaria de saber mais informações antes de fazer qualquer esforço para ir a uma entrevista em horário de expediente... Ele disse que compreendia a situação, que me enviaria mais detalhes do emprego e um link para fazer um teste técnico nessa mesma noite.

Como é fácil de imaginar passei o resto do dia a pensar nisto tudo e no impacto que esta oportunidade poderia ter na minha carreira... Os detalhes enviados por e-mail eram promissores (mais dinheiro e mais responsabilidades)... Até que comecei a fazer o teste e tudo começou a descambar... O teste era exigente e conforme o meu desempenho diminuía apercebi-me do que estava a acontecer... Eu estava a pensar abandonar um emprego que é perfeito para o meu início de carreira em Londres, onde já passei a fase das entrevistas, onde a barra está um pouco alta mas sei que a consigo alcançar, onde estou satisfeito com o meu vencimento, onde estou a aprender bastante e onde estou feliz... Estava prestes a arriscar tudo isto, tendo de mentir e faltar ao trabalho já no princípio (e sei lá quantas vezes mais teria de entrar em esquemas manhosos e stressantes), para uma entrevista que pode não dar em nada, ou até vir a colocar a barra a uma altura onde já não consigo chegar... E aí lembrei-me:
"É a puta da ganância, sabes?... É a puta da ganância!"

Acabei por desistir do teste... No dia seguinte o recrutador da BBC enviou-me um e-mail logo de manhã a perguntar porque não tinha feito o teste e antes de lhe conseguir responder já me estava a ligar para o telemóvel... Acabei por recusar a chamada e explicar por e-mail que depois de ter pensado melhor na sua proposta, iria assumir o compromisso que já tinha com esta empresa e um dia poderíamos voltar a discutir esta proposta ou outra semelhante.

E foi assim que tudo terminou!... E quantos mais dias passam, mais me sinto bem com a decisão que tomei... Especialmente quando chego a casa estourado por ter aprendido mais coisas num dia do que a minha cabeça conseguia assimilar... Se estou assim com uma barra um pouco alta que faria com a outra.

E também percebo uma coisa... Sei que esta não é uma oportunidade única na Vida, porque apesar de ser uma grande empresa, fazer websites não é o seu "core business".... Afinal de contas, uma BBC não é uma Google!... Mas se um gigante como a BBC me aliciou desta forma, a esta altura do campeonato, que fará mais para a frente depois de aprender mais e me integrar ainda mais neste mercado... E como este é um mercado cheio de gigantes, acredito convictamente que terei mais oportunidades como esta!

Bem, agora vou deitar-me... E dormir como um bebé...

Comentários

Simão disse…
Viva,

acho que fizeste bem em recusar. Naquela altura do campeonato ia ser um bocado complexo. Se não estivesses já a trabalhar era outra cena. Mas assim até era um bocado chato para os gajos que tinham acabado de te contratar.

No outro dia esqueci-me de te contar que na segunda-feira a seguir a ter aceite a minha proposta, recebi um mail e uma msg de um gajo a dizer que precisava urgentemente de malta para trabalhar em PHP em Cambridge por mais 3k £ por ano. Confesso que a principio fiquei tentado em continuar o contacto... mas depois pensei "e ter trabalho outra vez, agora que já tenho uma cena porreira para começar? Arriscar perder isto e depois o outro não dar em nada?". Acabei por ignorar o contacto e seguir como estava. Claro que não era a BBC, mas mesmo assim acho que faria o mesmo que tu.

O importante é começar!

Abraço.
marigold disse…
Incrivelmente realista ;) "Só sei que não vou por aí".
MIM disse…
Sleep tight... sweet dreams!
Quando se toma uma atitude consciente, escolhe-se o "caminho do meio", é o que faz mais sentido.
amelianovais disse…
Mente bem gerida, com muito bom senso.

Beijos. Mâe.
ana brütt disse…
Está toda a gente a escrever-te mensagens de apoio, por isso eu digo: "Mariquinhas, não tiveste coragem, menino, pregiçoso!"

ihihihih, kidding, é dos copos!

Acho muito bem, apesar de gostar da imagem do carro em frente dos bois, este anda melhor com eles atrás.

Devagar se vai ao longe. Grão a grão enche a galinha o papo. Não dês um passo maior do que as tuas pernas. Quanto maior é o salto maior é a queda. Quem tudo quer tudo perde.

Ena ena, tantos provérbios a comprovar que tomaste a decisão correcta!

Muitos beijinhos emuitas felicidades!

Brütt (ana)
Ana Pereira disse…
Nem imaginas o quanto me ri com este teu post. Nem de propósito, estou numa situação como a que descreveste na faculdade. Optei, tal como tu, pela versão do trabalho mais simples, por achar que não tinha tempo para a outra, mas hoje de manhã acordei e pensei que se me matasse ia conseguir fazer a outra versão até sexta (data de entrega do trabalho). É a puta da ganância!!
Um beijo enorme.

Mensagens populares deste blogue

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit

A ONDA!!!