Expansão cultural



Esta é a imagem de fundo do poster que vi há uns meses e me levou a querer ver mais informações sobre este espectáculo de dança contemporânea.

Enquanto via na Internet a página do mesmo, apercebi-me que já não vejo nada deste género há muitos meses... Talvez desde que o Rivoli deixou de os exibir e passou a ter apenas musicais do Filipe La Féria... (Obrigado Rui Rio!)... Por aqui a dança (tal como as outras formas de arte) é preservada e apoiada... É o que acontece no Sadler's Wells, uma casa onde há muitos espectáculos de dança... Como já foi o Rivoli em tempos (que por ter um palco sem inclinação o torna ideal para este tipo de espectáculo).

Mas adiante, politiquices e atrofios-culturais-que-terão-anos-de-impacto-imensuráveis-e-sem-recuperação-à-vista à parte, este foi o presente que dei a mim próprio por ter conseguido o emprego!... E ontem à noite fui vê-lo. :)

O espectáculo chamava-se Quantum Leaps e era composto por 3 peças diferentes: Powder, E=mc² e The Centre and its Opposite... Gostei de todas... Cada uma tinha a sua particularidade e gostei muito de voltar a ver espectáculos deste género... Sem dúvida que vou passar a consultar regularmente a programação do Sadler's Wells e acompanhar outros trabalhos destes 3 coreógrafos.

Ao contrário do Porto sinto o meu nível cultural a expandir-se... É bom estar numa cidade que acompanha os meus interesses por formas de arte menos populares... Talvez daqui a uns tempos volte a fazer umas aulas de dança contemporânea. :)

Nota:

Não quero dar a ideia que o Porto não presta e que Londres é que é A Cidade... Tudo o que disse é por desejar que o Porto, cidade que tem um lugar muito especial no meu coração, esteja ao nível das melhores cidades mundiais... E nesse sentido a diversidade cultura é um factor crucial para se afirmar na Europa (pelo menos).

E mais, ainda acredito que a situação cultural do Porto tem cura... Quer dizer, a não ser que o Rui Rio neste mandato entregue a gestão da Casa da Música ao Tony Carreira!

Comentários

Formiga disse…
Mas deste a ideia de que o Rui Rio não presta e não apoia a cultura, o que não é de todo verdade. Ele pura e simplesmente não vale mesmo nada e está-se nas tintas para a cultura, o que faz dele um morcão detestável e ordinário. :) E se eu estivesse no Porto ainda acrescentaria: o Rui Rio é um filho... mas como já não estou digo que é um maroto (acho que estou a sofrer graves influências aqui em Lisboa. Abraço
amelianovais disse…
Tenho saudades daqueles espectáculos de dança contemporânea no Teatro Helena Sá e Costa, em que também foste um dos protagonistas. Gostei imenso. E muitas saudades dos espectáculos que fomos ver juntos no Coliseu (bailado) no Palácio (Ópera) e na Casa da Música. És um filho muito presente na altura própria. Tens muito sentido de oportunidade e bom senso.

Beijos. Mãe.
L word disse…
We went together,
like rama lama lama ka dinga da dinga dong,
remembered forever
as shoobop sha wadda wadda yippity boom de boom.

Chang chang changitty chang shoobop,
that's the way it should be,
wha oooh, yeah!

...

rama lama lama ka dinga da dinga dong
shoobop sha wadda wadda yippity boom de boom
chang chang changitty chang shoobop
dip dadip dadip doowop da doobee doo
boogedy boogedy boogedy boogedy shooby doowop shebop
shada sha wadda wadda yippity boom de boom

rama lama lama ka dinga da dinga dong
shoobop sha wadda wadda yippity boom de boom
chang chang changitty chang shoobop
dip dadip dadip doowop da doobee doo
boogedy boogedy boogedy boogedy shooby doowop shebop
shada sha wadda wadda yippity boom de boom
a wop baba doo da a wop bam boom


... ou "artes" mais populares ou simples companhia... ;)


Nota:

Beijo do Porto
Unknown disse…
depois quando te for fazer uma visita levas-me a todos esses sitios. Aki em barcelona a dança tá bem, mas pelo que sei ai ainda mais...
beijinhos gigantes

Mensagens populares deste blogue

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit

A ONDA!!!