A solidão é um meio para a independência

Uma das minhas qualidades é ser independente... Por vezes faço coisas sozinho que as outras pessoas só conseguiriam fazer se estivessem acompanhadas (o Project London é um exemplo disso).

Como costumo dizer a quem me pergunta "como consegues?", isto foi um processo... No início não me sentia muito bem por estar sozinho, mas hoje em dia até há vezes que faço questão disso, para poder absorver toda a experiência sem ela ser "contaminada" por outros olhos ou gostos.

Tal como sugeri a uma amiga que procurava essa independência, um bom exercício é ir ao cinema sozinho:
"Procura um filme que gostes... Quanto mais gostares do filme melhor é... E vai sozinha ao cinema!... Repara que esta é uma experiência que podes fazer perfeitamente sozinha porque quando vais com alguém essa pessoa senta-se ao teu lado e idealmente está calada durante o filme... A única parte onde podes sentir a falta de alguém é no final, porque era nessa altura que poderias falar sobre o filme... Mas estando sozinha tens a vantagem de absorver o que viste com calma e formar a TUA ideia do filme, sem seres influenciada por comentários imediatos da outra pessoa."

Para minha surpresa, ela acabou por fazer isto... Disse que se sentiu muito sozinha mas gostou da experiência... E mais importante de tudo: conseguiu dar o primeiro passo na conquista da independência!

Isso foi o que aconteceu comigo ao longo de vários anos... Fui ao cinema sozinho (e também me custou a primeira vez)... Mas depois fui mais umas vezes... Fui viver sozinho... Fui a um concerto sozinho... Fui sair à noite sozinho... Fui de férias sozinho... ... ...

Até que chega a uma altura em a solidão deixa de ser uma pedra no sapato e passa a ser uma característica desse momento, com as suas desvantagens é claro, mas também com as suas vantagens, como alguns exemplos que me têm acontecido por cá:
- Tenho ido a discotecas de salsa sozinho, porque assim posso dançar com quem me apetecer e posso ir embora quando quiser;
- Tenho ido a museus sozinho, porque assim vejo o que quiser e ao ritmo que quiser (e os Audio Guides são uma óptima companhia neste caso);
- Tenho passeado pela cidade sozinho, porque assim posso explorar os cantos que me apetecerem (e um livro é uma óptima companhia neste caso);
- E agora vou até ao Thames Festival sozinho... Porque posso! :)

Quando somos independentes também podemos estar acompanhados... Mas apesar das outras pessoas estarem ao nosso lado como se fossemos dependentes, o motivo é muito diferente:
Elas estão lá porque as escolhemos e quisemos partilhar aqueles momentos com elas.

Comentários

amelianovais disse…
Concordo plenamente contigo. Beijos e aparece.
Unknown disse…
concordo contigo, estar sozinho né um problema e realmente há coisas que se se fizer sozinho é uma maravilha... Mas nem sempre.... ehehhe...Vejo que tudo te corre a mil maravilhas ehehehe. muah
MIM disse…
Na solidão do espaço uma estrela distante e só, sem que disso se aperceba... dá ,luz e vida a um pequeno planeta azul.
O planeta é a Terra.
A estrela, o Sol!!!
Que sejas feliz e um abraço.
Unknown disse…
lindo!!!
beijinhos.
Telemaco disse…
Grande Torpedo! É um ponto que temos em comum.
Abraço,
Luís
Alexandra Morao disse…
Revejo-me completamente.

Mensagens populares deste blogue

Garden Leave

O Luso-Britânico e o Brexit

A ONDA!!!